Pedagogia - Proposta pré a 4ª série

Síntese da Proposta Pedagógica 

 
Esta é uma proposta que responde as necessidades da vida moderna, que está exigindo das pessoas cada vez mais agilidade, inteligência, capacidade de solucionar problemas e de adaptar-se a novas tecnologias e situações, então acreditamos que o ensino moderno não pode mais se basear apenas na memorização de datas, fatos e fórmulas, muito mais que isto, a educação atual precisa estar comprometida com a formação do cidadão integral, autônomo, criativo, atuante e consciente da necessidade de que o desenvolvimento deve ser sustentável.

Por isso, aqui, nós temos uma visão da educação embasada em 3 pilares:
Primeiro: uma Pedagogia eficiente onde a criança aprende brincando através de experiências e vivências que visam resgatar o prazer do descobrir.
Segundo: valores humanos sem os quais todo conhecimento torna-se inútil se não nos permite atingir a felicidade.
E por fim desenvolvimento sustentável que é não só trabalhado enquanto conceito, mas aplicado para aquisição do conhecimento das ciências.

Assim esta proposta busca a manifestação plena do potencial humano, o que implica em desenvolver na criança todos as suas inteligências. Usamos para isto diversas metodologias, cada uma trabalhando um aspecto do desenvolvimento infantil.
Temos 4 grandes projetos que desenvolvem as áreas do conhecimento do Jardim I à 4ª série, o projeto “Brincando com a Física” apresenta à criança todo o conteúdo da física através de experiências lúdicas que despertam a percepção e a compreensão profunda dos processos, por exemplo: ela brinca com um sistema de roldanas e percebe que esta reduz seu esforço para levantar um objeto

 

No projeto “Revivendo a nossa História, a criança revive no universo lúdico a idade pré-histórica, a vida nas cavernas, a conquista do alimento, a incerteza da sobrevivência, passando por todas as épocas até a idade moderna, reconstruindo assim o conhecimento da humanidade passa a passo.
 

Geografia, história, economia, cultura, política e o contexto mundial são introduzidos para a criança através do projeto “Descobrindo nosso Mundo”, no qual, a cada 2 meses é apresentado um país, mostrando sua história, geografia, seus trajes típicos, costumes, cultura, moedas, imagens, instrumentos musicais, grupos de danças folclórica, etc. A partir destas vivências as crianças vão construindo a concepção de mundo.

 

 

E por fim, o projeto “Saúde para a Mãe Terra” cria as bases para a botânica, zoologia, ecologia, anatomia e fisiologia, que são construídas em contato com a natureza. Passeios na trilha ecológica da escola, traçada numa área de 20.000m² de mata nativa, mostram a existência dos ecossistemas e seus equilíbrios. Os “passeios” pela trilha se tornam pesquisa de campo na qual são coletados vários espécimes da fauna como borboletas, formigas e outros insetos achados mortos, cujas características são observadas e identificadas. Por exemplo: o fato de que os insetos têm seis patas e as aranhas oito. Folhas, galhos, frutos e sementes também são apanhados e estudados. As crianças são orientadas a respeitar a natureza, não destruindo e não matando nenhum ser vivo.

 

O conceito de reciclagem é apresentado através do aproveitamento dos restos orgânicos decorrentes do preparo das refeições, que é separado em alimento para os animais e material para compostagem. O adubo orgânico daí obtido é utilizado na fertilização da horta onde as crianças semeiam verduras que crescem sob sua supervisão, para serem levadas para casa e consumidas.

As salas possuem vista panorâmica e as turmas são compostas sempre de poucos alunos para que o trabalho possa ser mais elaborado.

As crianças possuem uma rotina diária que otimiza o processo de aprendizagem e cria os condicionamentos inconscientes que gerenciarão a sua vida adulta. Começam com a “Roda da conversa” onde contam as novidades e aliviam suas ansiedades para que possam iniciar suas atividades mais participativas e motivadas. Na seqüência executam alongamentos para criar hábitos de qualidade de vida e só então se iniciam as aulas.

Também são práticas diárias o exercício aeróbico, passeios externos, trabalhos artísticos, contos e o contato com a música.

Usamos para a fixação dos conteúdos específicos ligados à língua inglesa técnicas de memorizações que são executadas todos os dias. A mesma técnica se aplica ao desenvolvimento de agilidade com a matemática. A habilidade com a escrita se adquire com a produção diária de textos, e por fim as terríveis lições de casa são feitas no colégio com a assessoria da própria professora, e por isto o nosso horário é estendido em meia hora ou mais.

 

Várias outras atividades são utilizadas como estratégia de abordagem a um grande número de conteúdos, como por exemplo: horta, culinária, dança e confecção de brinquedos apartir de sucatas. Esta é uma atividade que se mostrou tão produtiva que gerou um projeto específico: “O dia do brinquedo que eu fiz”, e brinquedos maravilhosos são então confeccionados.

 

Em volta da fogueira as crianças cantam e dançam, com tanta alegria e encanto que ofuscam o brilho das chamas.

Freqüentemente as aulas são ministradas ao ar livre e desde a Educação infantil as crianças já têm aulas com uma bióloga no laboratório mais perfeito possível, que é a própria natureza.

Assim a criança brincando, tocando, cheirando, vendo, vivenciando aprende fazendo.

Na cabana do Sábio que fica no meio da mata nativa as crianças escutam os contos de fadas, nos quais são trabalhados os valores humanos.

Acreditamos também que a educação não é papel apenas da escola, mas parceria com a família, assim os pais recebem assessoria familiar gratuita em atendimentos individuais ou sistêmicas em consultório, além de palestras e cursos de qualidade de vida como uma extensão da área de atuação da Escola Como Viver.







Advertisement